Serasa Score: como consultar de graça

Veja como consultar o Serasa Score Grátis e aprenda a aumentar a sua pontuação de forma consistente

Na hora de solicitar um cartão de crédito e/ou empréstimo ter uma pontuação no Serasa Score alta abre as portas para o consumidor, que com isso tem acesso aos melhores produtos financeiros do mercado.

Já para aqueles que têm uma pontuação baixa no Serasa Score fica mais difícil conseguir serem aprovados em um bom cartão de crédito e/ou conseguirem taxas de juros mais baixas em empréstimos.

E isso faz todo o sentido, que é através da pontuação no Serasa Score que os bancos e financeiras avaliam o seu risco de inadimplência, ou seja, o risco de tomarem calote por dívidas não pagas.

E neste artigo vamos lhe ensinar a consultar sua pontuação de graça e ainda dicas para conseguir aumentá-la rápido.

O que é o Serasa Score?

O Serasa Score é um sistema criado para os processos de aprovação de crédito aos consumidores, como por exemplo cartões de crédito e empréstimos, pelos bancos e financeiras.

Ele surgiu para padronizar a análise de risco na hora de analisar as solicitações dos diversos produtos financeiros disponíveis no mercado, principalmente aqueles que não têm garantia, como os cartões de crédito e empréstimos pessoais.

Artigos que também podem lhe interessar:

Como funciona o Serasa Score?

Ele se baseia numa pontuação que vai de 0 a 1000 pontos e indica a probabilidade de uma pessoa pagar suas contas.

O cálculo da pontuação é feito levando em conta os hábitos de consumo e pagamento das contas que fazem parte de um consumidor em questão.

Por isso que ele é um dos principais indicadores observados pelos bancos na hora de aprovar ou não uma solicitação de um cartão de crédito, por exemplo.

Cada banco e/ou instituição financeira tem seu processo interno de avaliação de crédito. Porém praticamente todos(as) levam em consideração a pontuação no Serasa Score nesta hora.

Vantagens em ter uma pontuação alta

Ter uma pontuação alta no Serasa Score lhe garante algumas vantagens, como:

  • aprovação mais rápida nas solicitações de cartão de crédito e com limites mais altos;
  • facilidade na contratação de empréstimos pessoais e com taxas de juros mais baixas;
  • melhores e mais opções de parcelamento nos produtos financeiros de forma geral.

Dicas para aumentar sua pontuação rápido

Existem algumas dicas práticas para você conseguir aumentar sua pontuação rapidamente. São elas:

Limpe seu nome

A primeira coisa que você precisa de fazer é limpar o seu nome, ou seja, quitar todas as dívidas porventura existentes no seu CPF. Ou pelo menos procurar negociá-las para pagar parcelado e iniciar os pagamentos.

É importante você consultar regularmente o seu CPF no Serasa porque de vez em quando aparecem dívidas no seu nome que você nem sabe do que se trata, o que pode ser uma fraude e você nem fica sabendo.

E fique de olho no noticiário aqui do Dinheiro Todo Dia porque sempre divulgamos os “feirões” que o Serasa realiza para negociar ou renegociar dívidas com muitas facilidades.

Pague suas contas em dia

Uma das formas de calcular a pontuação no Serasa Score é o pagamento em dia de todos os boletos pelo consumidor. Então pagar contas em atraso, mesmo que seja com um dia de atraso vai impedir que o seu Serasa Score aumente.

Uma dica é deixar suas principais contas cadastradas no débito automático para evitar esquecimentos e com isso atrapalhar os seus planos de ter uma pontuação alta e conseguir seu cartão de crédito dos sonhos.

Mantenha seus dados atualizados

Sempre confira no site do Serasa se os seus dados estão atualizados. Isso deixa o seu perfil mais confiável e é levado em conta na hora de calcular sua pontuação.

Tenha organização financeira

Uma dica essencial para você aumentar sua pontuação rápido é se ter organização financeira.

Para isso anote todas suas despesas, corte gastos desnecessários e/ou supérfluos. Negocie ou renegocie dívidas em atraso. Cadastre suas principais contas em débito automático. Tenha um calendário de pagamentos na suas agenda do celular para te avisar sobre os vencimentos das suas. contas.

Com o tempo, uma boa organização financeira vira um hábito e com isso você vai cuidar melhor do seu dinheiro. Os benefícios disso são surpreendentes!

Como consultar o Serasa Score de graça?

Para consultar seu Serasa Score de graça você precisa se cadastrar aqui no site oficial.

Após realizar o seu cadastro você consegue fazer login no sistema e já na primeira tela do site mostra a sua pontuação.

Dica: para que a consulta seja de graça você precisa usar o site informado acima. Existem outros sites que informam a sua pontuação porém eles cobram para você usar.

Existe um prazo para aumentar?

Por mais que algumas empresas divulguem estimativas, não existe um prazo específico para sua pontuação aumentar, mesmo que você tenha acabado de limpar seu nome.

Algumas pessoas podem ver aumentos em um mês, mas outras podem demorar períodos bem maiores, de até um ano para conseguirem aumentar sua pontuação.

Portanto, desconfie de pessoas vendendo fórmulas mágicas e truques para aumentar sua pontuação.

O melhor que você pode fazer é consultar regularmente no site oficial de graça como ensinado acima e monitorar seu CPF.

Cartão de Crédito aumenta o Serasa Score?

Se você conseguir aprovação para um cartão de crédito, mesmo que pontuação baixa, é importante observar que ele vira mais uma das suas contas que você precisa pagar em dia todos os meses. Caso contrário sua pontuação será afetada.

Para evitar esquecimentos e atrasos, cadastre suas fatura em débito automático e/ou agende um alarme na agenda do seu celular para lembrar do vencimento.

Para saber mais sobre cartões de crédito fáceis de aprovar, leia:

Cartão de Crédito fácil de aprovar: os 10 melhores

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o Serasa Score, vamos novamente repassar a principal lição aprendida neste artigo: tenha organização financeira!

Quando você for capaz de conquistar essa organização, sua pontuação vai aumentar automaticamente. Sem mistérios e fórmulas mágicas.

Clique nos botões abaixo para compartilhar:
Marina Franco
Marina Franco
Artigos: 49