Veja o que é o Buy and Hold e como aplicar essa estratégia vencedora nos seus investimentos focados em longo prazo
O Buy and Hold é uma estratégia de investimentos com foco no longo prazo, ao contrário do Day Trade, que busca obter pequenos ganhos em operações rápidas em intervalos de horas ou minutos.
Como funciona o Buy and Hold?
No Buy and Hold você compra as ações e fica com elas na sua carteira de investimentos por um tempo indeterminado.
Warren Buffet e Luiz Barsi operam desta forma. Eles começaram seus investimentos do zero e fizeram fortuna. O Luiz Barsi é o maior investidor pessoa física na B3.
O Holder, nome dado ao tipo de investidor que usa a estratégia Buy and Hold, objetiva se tornar acionista (sócio) da empresa e de seus resultados futuros – recebendo dividendos e juros sobre capital próprio – e não apenas ficar especulando com o preço dos papéis.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Reserva de Emergência: quem deveria ter uma
- 05 passos rumo à independência financeira
- Como estruturar uma carteira de investimentos focada em geração de renda
Cuidados necessários com o Buy and Hold
Mas cuidado! O Buy and Hold é totalmente diferente de Buy and Forget!
As ações das empresas escolhidas ficam na sua carteira de investimentos enquanto elas continuarem a entregar uma excelência operacional e não indefinidamente, sem qualquer análise futura dos fundamentos que levaram à compra.
A estratégia Buy and Hold parece muito simples mas para ter sucesso o Holder precisa estudar bastante para definir quais ações irão compor a sua carteira.
Já sugerimos a assinatura de alguns produtos e/ou cursos de algumas boas casas de análise para que o Holder possa ir estudando ao longo do tempo.
As melhores corretoras do país também oferecem muitos conteúdos gratuitos sobre o tema.
Neste ponto é importante frisar que estamos falando de uma carteira geradora de renda – proventos – e que as melhores ações para compor esta carteira através da estratégia Buy and Hold são as Blue Chips.
Algumas vantagens do Buy and Hold:
– você não precisa ficar se preocupando com acontecimentos de curto prazo, como greves de caminhoneiros, pronunciamentos irresponsáveis de membros dos Poderes Públicos, pandemias, desastres naturais, etc. vez que nada disso vai afetar os resultados das empresas no longo prazo.
– os custos com taxas de corretagem e emolumentos ficam bem reduzidos;
– você pode reinvestir 100% dos proventos (dividendos e juros sobre capital próprio) recebidos ao longo do tempo e, desta forma, usufruir do poder dos juros compostos.
– você vai gastar menos tempo no seu dia a dia porque não precisa ficar na frente do Home Broker da sua corretora o tempo todo.
Algumas desvantagens do Buy and Hold:
– se a sua estratégia for a Buy and Forget você não vai ter bons resultados porque o tempo, sozinho, não faz milagres.
– como estamos falando de longo prazo é preciso ter paciência e deixar o imediatismo dos investidores iniciantes de lado;
Dica para operacionalizar o Buy and Hold:
– faça compras de ações mensalmente, investindo ao menos 10% dos seus ganhos (salários, pro labores, etc.) e assim você elimina aquela dúvida de estar comprando caro ou barato.
Por fim, o Holder entende e sabe operar nos cenários de Bear Market e Bull Market. Ou seja, comprar na baixa e vender na alta.
Vamos falar mais sobre Bear Market e Bull Market num próximo artigo, mas por ora basta você saber que Bear Market é quando o mercado está receoso por conta de uma crise e no Bull Market é o inverso, quando o mercado está eufórico com os resultados econômicos de forma geral.
Leia também:
05 passos rumo à independência financeira
E não se esqueça de compartilhar este artigo com quem você gosta! Basta clicar nos botões abaixo.