Reserva de Emergência: quem deveria ter uma

Veja com fazer uma Reserva de Emergência para ter um caixa na hora de situações indesejadas na sua vida

Bom, primeiramente vamos definir o que é uma reserva de emergência: é aquele dinheiro guardado que pode salvar as suas contas no final do mês depois de um aperto por imprevistos e/ou emergências.

Imagina que você não tenha uma e que, de uma hora para outra, você perca o seu emprego ou sofra um acidente, e tenha que custear alguma despesa inesperada.

Nestes dois cenários você vai acabar precisando de vender algum bem na correria, correndo o risco de receber um valor abaixo do justo, ou então vai se sujeitar a pegar um empréstimo no banco sem tempo de negociar as melhores taxas.

As duas alternativas são bem ruins e podem aumentar ainda mais a dimensão do problema inicial.

Agora uma outra função dela, e que pouca gente explica, e que é a razão pela qual ela é também chamada de cheque especial pessoal, é poder usá-la a seu favor para finalidades diversas de uma emergência. Vamos falar mais sobre isso ao longo deste artigo.

Artigos que também podem lhe interessar:

Quem deveria ter uma Reserva de Emergência?

A resposta é TUDO MUNDO ! Incluindo os servidores públicos. Como ainda não inventaram uma maneira e evitarmos imprevistos, a única opção é a precaução.

Aonde guardar a Reserva de Emergência?

Como ela precisa de liquidez máxima (resgate precisa ocorrer em D+0), segurança e baixa volatilidade, o ideal é usar um Fundo de Investimentos em Tesouro Selic com Taxa da Administração ZERO, que preenche os 03 requisitos.

Investir a reserva de emergência neste tipo de fundo é melhor do que investir diretamente nos títulos públicos do Tesouro Direto porque você paga taxa de custódia de 0,25% a.a. para a B3, e no fundo não, e o resgate é em D+1, e no fundo em D+0.

As melhores corretoras do país oferecem este tipo de fundo em seu portfólio, só mudam de nome mas o conceito é o mesmo.

Dicas para dar início à sua Reserva de Emergência

reserva de emergência
A Reserva de Emergência também é chamada de Cheque Especial Pessoal
  • você pode começar a construir sua reserva de emergência aos poucos, mês a mês, separando ao menos 10% das suas rendas para isso. Claro que se você puder, pode acelerar o processo;
  • você pode usar sua reserva de emergência como um cheque especial pessoal, ou seja, usá-la para conseguir mais descontos para pagamentos à vista, evitando as compras em 12x “sem juros” no cartão de crédito;
  • se você não estiver conseguindo construir a sua reserva de emergência, mesmo que aos poucos, repense a forma como você gerencia o seu dinheiro. Use uma planilha financeira. Corte custos não essenciais. Opte por produtos e programas de lazer mais baratos.

Dicas para usar sua Reserva de Emergência como Cheque Especial Pessoal

Como mencionamos acima, a reserva de emergência pode ser o seu cheque especial pessoal. Assim, você pode emprestar dinheiro para você mesmo e usá-lo para economizar na sua próxima compra ao negociar o pagamento à vista e em dinheiro se assim tiver mais descontos.

Aí depois você pode parcelar o valor que pegou emprestado da sua reserva de emergência e ir se pagando mensalmente. Você pode até inserir juros sobre o valor para sentir o gostinho de pagar juros para você mesmo ao invés de pagar para o banco!

Conclusão

Ter uma reserva de emergência é como ter um seguro. E como vimos nos tempos de pandemia, às vezes o impensável acontece. Por isso comece a construir a sua reserva de emergência o quanto antes.

Além disso, a reserva de emergência vai te ajudar, indiretamente, a aumentar o seu Serasa Score porque você sempre vai ter dinheiro para pagar suas contas em dia mesmo quando ocorram imprevistos, e isso vai te ajudar a conseguir ser aprovado para um cartão de crédito com mais benefícios.

Leia também:

10 bancos digitais que rendem mais que poupança

Top 5 Cartões de Crédito Sem Anuidade

E não se esqueça de compartilhar este conteúdo com quem você gosta e precisa de organizar melhor suas finanças. Basta clicar nos botões abaixo.

Clique nos botões abaixo para compartilhar:
Marina Franco
Marina Franco
Artigos: 47