Veja agora estes 05 passos para a conquista da sua independência financeira
A independência financeira é ou deveria ser uma meta de vida de todos os brasileiros. É através da conquista da independência financeira que você deixa de trabalhar pelo dinheiro.
À partir deste momento, talvez você consiga trabalhar em algo que seja sua paixão e que até então não tinha como por ser uma atividade que não é tão bem remunerada como a que você fazia até chegar na sua independência financeira.
Portanto, vamos nos limitar a dizer que uma pessoa financeiramente independente é aquela que não precisa mais de trabalhar para viver.
E isso acontece quando os investimentos que ela possui geram uma renda mensal suficiente para ela pagar todas as suas contas do mês.
Ah! Só mais uma coisa: quanto mais novo você começar menos vai ter que se sacrificar. É aquela história dos juros compostos…
Dito isso, vamos aos 05 primeiros passos para você iniciar a sua jornada rumo à sua independência financeira. Continue lendo!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Reserva de Emergência: quem deveria ter uma
- 05 passos rumo à independência financeira
- Como estruturar uma carteira de investimentos focada em geração de renda
Ter uma planilha de controle financeiro
Muita gente não tem paciência e organização para fazer isso. Vou te dizer o seguinte: se você não cuidar do seu dinheiro todo dia ele não vai cuidar todo dia de você no futuro. Simples assim.
Existem vários modelos disponíveis gratuitamente. Procure um que seja simples de usar e pronto. Evite modelos muito complexo sob pena de você acabar desistindo no caminho.
Abrir uma conta numa corretora
Antigamente era muito mais difícil e caro abrir e manter uma conta numa corretora. Hoje em dia ficou extremamente fácil, e o melhor: as melhores corretoras do país não cobram mais taxa de abertura e manutenção da sua conta!
Sugerimos Rico Investimentos pela sua facilidade para quem está começando. Para abrir sua conta é muito fácil, basta baixar o app:
Transferir 100% da sua poupança para a conta da sua corretora
Pegue 100% da sua poupança e faça uma TED para a conta corrente da sua corretora e aplique, por enquanto, 100% num Fundo de Investimentos Tesouro SELIC Taxa ZERO.
Estudar investimentos para começar a escrever como vai ser a sua carteira de investimentos focada em geração de renda
Você quer conquistar a sua independência financeira mesmo ou é só da boca pra fora?
Então você vai precisar de separar um tempinho do seu dia para começar a estudar sobre investimentos. Sugiro você pare de ficar vendo novela e BBB e use melhor o seu tempo.
O foco dos seus estudos vai ser montar uma carteira de investimentos focada em geração de renda.
Outra notícia boa para você: hoje em dia existem diversas empresas focadas em gerar conteúdos sobre investimentos. São as chamadas “casas de análise”.
E praticamente todas elas têm um curso / produto sobre como montar e administrar uma carteira de investimentos focada em geração de renda.
Logo após você assistir as primeiras aulas aposto que você vai se perguntar: “Porque eu não fiz isso antes?”
E comece a ler livros sobre o assunto também. Sugerimos começar com estes:
- Pai Rico Pai Pobre (Robert Kiyosaki)
- O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)
- Seu Dinheiro (Mauro Halfeld)
- Investimentos Inteligentes (Gustavo Cerbasi)
- Seu Imóvel (Mauro Halfeld)
- Casais Inteligente Enriquecem Juntos (Gustavo Cerbasi)
- Do Mil ao Milhão (Thiago Nigro)
Não tem uma ordem específica. Comece por qualquer um. Apenas comece.
Dar início à construção da sua carteira de renda
Agora que você chegou até aqui, basta ir montando a sua carteira de renda ao longo dos anos. Fazendo isso você está garantindo que o seu dinheiro vai cuidar bem de você no futuro.
Se você seguir esses 05 passos você vai conseguir ir vendo, mês a mês, a sua evolução rumo à conquista da sua independência financeira!
Leia também: