Dinheiro Esquecido: consultar valores a receber

Veja agora como saber se você tem algum dinheiro esquecido através do novo serviço Valores a Receber do Bacen

Todos os anos milhões de reais em ativos financeiros ficam esquecidos em contas bancárias, aplicações financeiras e até mesmo em títulos públicos.

Seja por desorganização, falta de conhecimento ou até mesmo o falecimento do titular, muitas pessoas deixam de resgatar esses valores o volume de dinheiro esquecido aumenta a cada ano.

Porém recentemente o Banco Central do Brasil passou a oferecer um serviço chamado Valores a Receber – SRV – que veio para ajudar os cidadãos brasileiros a recuperarem com maior facilidade esse dinheiro esquecido.

O funcionamento deste serviço do Bacen, como veremos abaixo, permite a identificação destes eventuais ativos financeiros esquecidos ou mesmo inesperados em algum banco ou demais instituições financeiras.

E caso seja encontrado algum valor o sistema mostra as instruções de como reaver esse dinheiro esquecido pelos seus titulares.

O SVR é um serviço gratuito que agrega um enorme banco de dados de diversas instituições públicas e privadas e facilita bastante o acesso à informação e recuperação de uma enorme quantidade de dinheiro esquecido pelos seus titulares e tudo isso sem precisar de sair de casa.



EMPRÉSTIMO ONLINE
DINHEIRO NA MÃO
SAIBA MAIS
* Você continuará navegando no mesmo site

Portanto, se você gostaria de aprender a como acessar o serviço Valores a Receber do Bacen para realizar uma consulta e conferir se você e/ou algum ente querido tem algum dinheiro esquecido por aí continue lendo para saber o passo a passo.

Como saber se tenho dinheiro esquecido

Para saber se você e/ou algum ente querido tem algum dinheiro esquecido por aí o jeito mais fácil é acessar o SVR – Serviço Valores a Receber do Banco Central.

Você também pode se interessar:

O Sistema Valores a Receber reúne informações de diversas instituições financeiras e públicas como bancos, corretoras, seguradoras, etc. Desta forma é possível consultar de forma rápida e simples se há dinheiro esquecido em seu nome em alguma destas instituições.

Recuperar dinheiro esquecido de um ente querido já falecido poderia ser uma tarefa trabalhosa e exaustiva, embora potencialmente recompensadora. Imagine que você não fazia ideia de onde poderia haver algum dinheiro esquecido pelo seu falecido familiar. Você teria que, literalmente, bater na porta de todos os bancos, corretoras, seguradoras, órgãos públicos, etc.

Agora com o sistema Valores a Receber você consegue fazer isso rapidamente diretamente do seu celular e no sofá da sua casa!

Leia também: Valores a receber: como sacar seu dinheiro esquecido

Como utilizar o Serviço Valores a Receber

Para usar o Serviço Valores a Receber do Bacen siga este passo a passo:

  1. Acesse o site do Banco Central (www.bcb.gov.br) e vá no Serviço Valores a Receber.
  2. Preencha as informações solicitadas como nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe.
  3. O sistema apresentará uma lista de possíveis valores esquecidos em seu nome.
  4. Identifique a instituição responsável pelo valor e entre em contato com ela para realizar o resgate do dinheiro esquecido.

Dicas para evitar esquecer dinheiro

  1. Mantenha um registro atualizado de todas as suas contas e aplicações financeiras bem como consórcios.
  2. Sempre que possível, consolide suas contas e investimentos em um único banco ou corretora para facilitar o seu controle.
  3. Revise periodicamente suas aplicações e contas para saber se há alguma pendência ou valor a ser resgatado.
  4. Evite a abertura de novas contas ou aplicações sem um propósito claro e bem definido.

Pode fazer sentido para você:

Conclusão

Como visto, o Serviço Valores a Receber do Banco Central é uma ferramenta poderosa e muito valiosa para ajudar os cidadãos a recuperarem dinheiro esquecido em contas bancárias e demais instituições financeiras públicas ou privadas.

E o SVR resolveu uma dor antiga dos herdeiros que não raras vezes tinham que gastar muito tempo e sola de sapato para tentar localizar valores a receber dos seus entes queridos já falecidos.

Use este serviço para garantir que você não está perdendo recursos que poderiam ser aproveitados em seu benefício.

Clique nos botões abaixo para compartilhar:
Marina Franco
Marina Franco
Artigos: 47