Veja mais sobre o Auxílio Gás incluindo como funciona e como solicitar este benefício para você
O Governo Federal oferece uma série de benefícios para a população de baixa renda e dentre eles está o novo benefício Auxílio Gás, também popularmente chamado de Vale Gás.
O Auxílio Gás foi criado em 2021 visando reduzir o impacto dos constantes aumentos no preço do gás de cozinha e com isso diminuir este efeito nos orçamentos das famílias brasileiras de baixa renda.
Assim como os demais benefícios do Governo, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único então se a sua família ainda não está é preciso realizar este procedimento o quanto antes para conseguir ter acesso não só ao Auxílio Gás bem como diversos outros benefícios.
Já falamos tudo sobre o Cadatro Único, também chamado de CadÚnico neste artigo aqui: Cadastro Único: como se inscrever.
É através do CadÚnico que o governo brasileiro consegue identificar e rastrear todas as famílias de baixa renda espalhadas por todo o território brasileiro. Portanto é imprescindível estar com o o cadastro ativo e atualizado.
Uma vez que a sua família esteja ativada no CadÚnico você pode solicitar o Auxílio Gás ou Vale Gás através do aplicativo exclusivo Auxílio Brasil, disponível para Android e iOS.
Continue lendo este conteúdo até o final para saber mais sobre o Vale Gás incluindo como funciona, como solicitar e como é realizado os pagamentos do Vale Gás.
O que é o Auxílio Gás ?
Como mencionado acima, o Auxílio Gás ou simplesmente Vale Gás é um benefício do governo federal criado em 2021 com foco em diminuir o impacto do preço do gás de cozinha nos orçamentos domésticos das famílias brasileiras de baixa renda.
Você também pode se interessar:
- PIS PASEP: quem tem direito
- Caixa Tem: como sacar benefícios
- Valores a receber: como sacar seu dinheiro esquecido
Como funciona o Auxílio Gás ?
Cada família cadastrada no Cadastro Único tem direito a um benefício Vale Gás no valor de R$52 em meses alternados, ou seja, mês sim e mês não.
Este valor de R$52 é o equivalente a aproximadamente 50% de um botijão de gás de 13 Kg.
Quem pode solicitar ?
Todas as famílias de baixa renda, ou seja, com renda per capta menor ou igual a meio salário mínimo e que esteja devidamente cadastradas no Cadastro Único.
Como solicitar o Auxílio Gás ?
Para solicitar o Vale Gás a família de baixa renda dever estar com cadastro ativo no Cadastro Único.
Uma vez que o CadÚnico esteja ativo, a família passará a receber o Auxílio Gás em dinheiro em meses alternados, ou seja, a cada 02 meses.
O valor poderá ser pago em conta corrente, digital ou tradicional, e caso a família não tenha acesso a uma conta corrente, será aberta uma conta digital automaticamente.
Importante ressaltar que a inscrição do CadÚnico não significa a entrada imediata na lista de beneficiários do Auxílio Gás porque a seleção das famílias é feita pelo sistema do governo que leva em consideração, dentre outros aspectos, quantas famílias já foram beneficiadas no município e qual o percentual de famílias de baixa renda neste município.
Além disso o sistema do governo respeita o limite de dinheiro definido para o Vale Gás que é previsto dentro do orçamento do governo.
Calendário de Pagamentos do Vale Gás
O calendário de pagamentos do Vale Gás é um benefício que é pago a cada dois meses pelo governo e segue o número final do NIS (Número de Identificação Social). Também está disponível no site oficial da Caixa Econômica Federal:
Empréstimos Pessoais
Se estiver precisando de um dinheiro na mão para pagar dívidas ou antecipar a realização de sonhos como a reforma de casa, as melhores opções são os empréstimos pessoais consignados e dentre eles o Empréstimo Auxílio Brasil e o Empréstimo FGTS, ambos com taxas de juros mais baixas do que os empréstimos pessoais sem garantia.
Vale a pena conferir: