Meu INSS: tudo sobre o app

Veja agora tudo sobre o aplicativo Meu INSS que veio para facilitar o acesso dos brasileiros aos serviços do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – surgiu em 1990 durante o governo de Fernando Collor onde os antigos INPS e IAPAS foram fundidos, dando origem ao atual programa governamental.

O INSS tem a responsabilidade de fazer a gestão da previdência social no Brasil, garantindo o pagamento das aposentadorias, pensões e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros.

E ao longo de todos estes anos o INSS tem desempenhado um papel fundamental na garantia dos direitos previdenciários dos trabalhadores brasileiros previstos na Constituição da República de 1988.

E como uma forma de garantir ainda mais o acesso dos cidadãos a todos os serviços do INSS o governo lançou a plataforma digital Meu INSS, através da qual é possível realizar diversos procedimentos sem a necessidade de ir pessoalmente a uma agência.

Com o Meu INSS os segurados e pensionistas têm acesso aos serviços previdenciários onde podem realizarem consultas, obterem informações sobre benefícios e agendar atendimentos, tudo sem sair de casa.

Neste conteúdo você vai aprender a baixar o aplicativo Meu INSS de forma gratuita, quais as principais vantagens e funcionalidades e como você pode aproveitar ao máximo os recursos disponíveis na plataforma digital.



EMPRÉSTIMO ONLINE
DINHEIRO NA MÃO
SAIBA MAIS
* Você continuará navegando no mesmo site

Portanto, continue a leitura até o final, salve este artigo nos seus favoritos para consultas futuras e compartilhe com quem gostaria de aprender mais sobre o Meu INSS.

O que é o Meu INSS

O Meu INSS é uma plataforma digital e oficial do INSS que veio para simplificar a vida dos brasileiros ao lhes permitir acessar informações e solicitar serviços através do aplicativo e sem precisar mais se deslocar a uma agência do INSS e enfrentar longas filas.

Você também pode se interessar:

Quais serviços estão disponíveis no aplicativo

O aplicativo oferece diversos serviços relacionados à Previdência Social aos segurados e pensionistas, tais como:

Consultar o Extrato Previdenciário

Onde é possível verificar todo o histórico de contribuições realizadas ao INSS.

Agendamento de Perícia Médica

Para agendamento de perícias para concessão e/ou revisão de benefícios por incapacidade.

Consulta Situação Benefício

Para acompanhar o andamento de pedidos e verificar o resultado das perícias médicas.

Simulação de Aposentadoria

Para calcular o tempo de contribuição e estimar o valor final do benefício

Emissão de Guias de Pagamento

Para emitir guias para pagamento das contribuições em atraso ou facultativas

Atualização de Dados Cadastrais

Para consultar e solicitar atualização de informações cadastrais como endereço, telefone e email.

Leia também sobre: FGTS: quando sacar e empréstimos

Como baixar grátis o aplicativo

O aplicativo está disponível para celulares Android e iOS (Apple) nas respectivas lojas oficiais:

Cadastramento no Meu INSS

Após baixar a versão adequada para o seu celular será necessário realizar um cadastro no app Meu INSS. Confira o passo a passo:

1 – Abra o aplicativo Meu INSS e clique em “Cadastrar Senha”. Preencha os dados solicitados e clique em “Próxima”.

2 – Digite uma senha seguindo os requisitos do app e após isso você será direcionado para uma página de autenticação onde você deverá confirmar alguns dados pessoais para concluir o cadastro.

Ao finalizar já será possível acessar todas as funcionalidades do app descritas acima e com isso realizar várias tarefas sem precisar mais de sair de casa.

Pode fazer sentido para você:

Conclusão

O aplicativo Meu INSS funciona muito bem e com isso cumpre o seu objetivo de facilitar o acesso dos pensionistas e beneficiários do INSS aos serviços previdenciários brasileiros.

Desta forma ele consegue gerar inclusão social uma vez que facilita o acesso aos cidadãos que agora conseguem resolver praticamente tudo sem sair de casa e, principalmente para aqueles que não contavam com uma agência do INSS perto de suas residências ou mesmo em suas cidades.

Clique nos botões abaixo para compartilhar:
Marina Franco
Marina Franco
Artigos: 47