Brasil Sorridente: como se inscrever

Veja aqui tudo sobre o Brasil Sorridente e aprenda como se inscrever para ter acesso a este programa incrível que pode estar disponível para você

Em meados de maio de 2023 o governo relançou o programa Brasil Sorridente durante uma cerimônia em Brasília. Este programa está previsto na nova Política Nacional de Saúde Bucal que visa o bem estar dos cidadãos.

Esta nova Política Nacional de Saúde Bucal foi revista e ampliada de modo a se alinhar com as necessidades atuais dos cidadãos e com isso tenta assegurar ainda mais que todos os brasileiros tenham acesso equitativo e contínuo aos serviços odontológicos.

Com a ideia de fazer com que a saúde bucal seja acessível e garantida por lei a todos os brasileiros, o programa ampliado irá abranger 805 cidades, com a implantação de 3.700 novas equipes e a criação de 630 novos serviços em unidades de atendimento, visando atender às demandas de forma inédita.

 Na prática, essa medida estabelece que os gestores federais, estaduais e municipais são obrigados a manter a oferta de serviços odontológicos para a população, sem interrupções ou relegar a segundo plano, independentemente da situação. O acesso aos serviços odontológicos torna-se uma prioridade constante.

Ainda sobre as novas diretrizes, consta no programa que o governo irá implementar inicialmente 10 unidades odontológicas móveis com o objetivo de levar esses serviços a locais de difícil acesso. Paralelo a isso teremos mais 19 novos centros de Especialidades Odontológicas espalhadas pelo Brasil e 552 novos laboratórios Regionais de Próteses dentárias (LRPD).

E, para que o programa Brasil Sorridente possa entrar em funcionamento, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 138,87 milhões ainda no ano de 2023 para promover as políticas ligadas à saúde bucal do país.



EMPRÉSTIMO ONLINE
DINHEIRO NA MÃO
SAIBA MAIS
* Você continuará navegando no mesmo site

Ao fortalecer o Programa Brasil Sorridente, espera-se que as pessoas em situação de vulnerabilidade social possam ter ainda mais oportunidades no mercado de trabalho. Portanto, considerando a importância da saúde bucal, deixamos aqui mais informações sobre este programa como quem tem direito e como se cadastrar. Continue lendo para saber mais.

Como funciona o programa Brasil Sorridente

O programa Brasil Sorridente é uma iniciativa do governo federal brasileiro e foi lançado em 2004 com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde bucal no país. Seu objetivo é promover a prevenção, o tratamento e a reabilitação oral, visando melhorar a saúde bucal e a qualidade de vida dos cidadãos.

Você também pode se interessar:

O programa foi remodelado e relançado agora em 2023 e é implementado por meio da estratégia de Saúde Bucal da Família que se baseia em equipes de profissionais de saúde bucal, como cirurgiões-dentistas e auxiliares que atuam em Unidades Básicas de Saúde e nas equipes de Saúde da Família. 

Essas equipes são responsáveis por realizar ações de promoção, prevenção e tratamento odontológico nas comunidades atendidas, focando especialmente em grupos vulneráveis e de baixa renda. Mas, lembrando, que apesar do foco ser esses grupos vulneráveis, todos os brasileiros estão aptos a participarem do programa.

Dentre as ações realizadas, destacam-se ações educativas para a prevenção de doenças bucais, como escovação correta e alimentação saudável, distribuição de kits de higiene bucal, realização de exames odontológicos, aplicação de flúor, restaurações, tratamento de cáries, tratamento periodontal, extrações e outros serviços.

Pode ser do seu interesse: Meu INSS: tudo sobre o app

Quem pode se inscrever

O programa Brasil Sorridente é voltado para a população brasileira em geral, abrangendo diferentes grupos e faixas etárias. Ou seja, podem se inscrever no Brasil Sorridente pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. 

Entretanto, é importante pontuar que o foco principal do programa é atender especialmente os grupos mais vulneráveis e de baixa renda, além de pessoas em áreas de difícil acesso, buscando proporcionar assistência odontológica gratuita e de qualidade para todos os cidadãos.

Dessa forma, o tempo de espera pode variar de acordo com o tratamento necessário e a sua classe social. Uma vez que o atendimento prioritário é definido, como pontuado anteriormente, de acordo com a renda familiar e o tipo de tratamento necessário. Assim, prioridades são definidas a partir de problemas mais simples aos mais urgentes.

Quais os benefícios do programa

No geral, o programa Brasil Sorridente é uma importante estratégia para promover a saúde bucal no país e tem contribuído para a melhoria das condições odontológicas da população, especialmente aquelas com menor acesso aos serviços de saúde. 

O programa continua sendo uma referência no setor odontológico e busca ampliar suas ações para alcançar um número cada vez maior de brasileiros. Destaca-se seus principais benefícios:

  • Ampliação do acesso à saúde bucal para toda a população brasileira.
  • Oferecimento de atendimento odontológico gratuito e de qualidade.
  • Priorização de famílias de baixa renda e grupos vulneráveis.
  • Trata desde problemas simples até casos mais urgentes.
  • Atendimento em áreas remotas por meio de unidades odontológicas móveis.
  • Instalação de Centros de Especialidades Odontológicas em diversas regiões.
  • Implantação de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias para ampliar o acesso a próteses.
  • Contribuição para a promoção da saúde bucal e melhoria da qualidade de vida.

Pode fazer sentido para você:

Como se inscrever no Brasil Sorridente

Para se cadastrar no programa Brasil Sorridente, siga os passos abaixo:

  • Verifique a disponibilidade no seu município: Certifique-se de que os atendimentos estão acontecendo em sua região, visitando um posto de saúde ou unidade de atendimento.
  • Tenha seu cartão SUS em mãos: Ao se cadastrar, leve o seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e forneça todas as informações necessárias aos profissionais.
  • Realize a primeira consulta: agende uma consulta para verificar se o atendimento gratuito é oferecido em seu município.
  • Encaminhamento para procedimentos específicos: se necessário, o profissional irá encaminhá-lo para cirurgias ou tratamentos adicionais.

Para ter acesso e conhecer outros programas e serviços sociais do governo basta acessar o site do governo federal.

Clique nos botões abaixo para compartilhar:
Ana Lopes
Ana Lopes
Artigos: 12